sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Concepções de gramática e de análise linguistica


Oficina Português Brasileiro em Debate


Procuramos entender o que é gramática empenhando em avaliar o modo como, é tratada na escola e indentificando estratégias de análise linguistica que podem influir efetivamente nos processos de compreensão e produção de textos.


O objetivo do ensino da língua é oferecer ao aluno os caminhos para expressar-se com clareza, e compreender os textos que lê. É importante perceber a diferença entre dois tipos de ensino de gramática: o que consiste na apresentação de regras e um ensino em que o aluno tem a oportunidade de ampliar os recursos que utiliza para expressar-se, desenvolvendo diferentes atividades linguisticas.


Os professores entendem a gramática conforme a definiçao que se apresenta nas grámaticas e nos livros didáticos, nesse sentido saber gramática significa conhecer e aplicar as regras para falar e escrever bem.


A criança desde pequena desenvolve operações sobre linguagem, faz associações. Ao entrar na escola traz um conhecimento sobre a linguagem que utiliza, cabe a escola apresentar a essa criança exercícios que lhe dêem oportunidades de raciocinar, de comparar os diferentes usos da língua. Percebemos a importância da situação da comunicação nos vários gêneros textuais

Nenhum comentário: